POLÍTICA DE PRIVACIDADE – HOSPITAL DA BALEIA

 

O Hospital da Baleia sabe da importância de sua privacidade e a segurança de seus dados pessoais. Por isso, preocupamos em esclarecer e divulgar a nossa política de utilização dessas informações.

 

A Política de Privacidade contém informações sobre coleta, uso, armazenamento, tratamento e proteção dos seus dados pessoais no âmbito da utilização dos serviços do Hospital da Baleia.  A Política também tem a finalidade de esclarecer, dentre outros aspectos, sobre dados pessoais que são processados, a finalidade desse processo e a forma como você pode exercer os direitos sobre seus dados pessoais.

 

É de extrema importância a ciência desta Política, pois, a instituição precisa coletar e utilizar alguns dos seus dados pessoais para fornecer serviços. Por isso, recomendamos que leia com atenção.

 

Para qual finalidade utilizamos seus dados?

 

  • Agendar consultas e/ou procedimentos;

 

  • Divulgação em Redes Sociais/Marketing;

 

  • Promover campanhas de arrecadação de fundos;

 

  • Apresentação de oportunidades de voluntariado em ações sociais;

 

  • Divulgação de ações implantadas e/ou em fase de implantação;

 

  • Receber doações/Captação de recursos;

 

  • Receber contato do público em geral;

 

  • Atender solicitações de clientes;

 

  • Fazer seu cadastro referente a vagas de emprego;

 

  • Enviar e-mail com notícias e informações do Hospital da Baleia;

 

  • Enviar e-mail para confirmação dos dados informados no cadastro;

 

  • Enviar e-mails para esclarecer as dúvidas, reclamações e/ou sugestões;

 

  • Enviar e-mails para confirmação da consulta agendada e/ou recebimento de resultados de exames;

 

  • Enviar e-mails de marketing para divulgação de campanhas e captação de recursos;

 

  • Fazer análises estatísticas de visitantes na página de campanhas;

 

  • Para segurança do ambiente, de nossos colaboradores e clientes, por meio de imagens captadas pelas câmeras da instituição.

 

É possível optar por não receber os e-mails sobre as campanhas ou de temas relacionados.

Como? Por meio do link de descadastramento presente ao final de cada e-mail.

 

Como coletamos seus dados?

 

A partir de informações fornecidas das seguintes formas:

 

  • Quando você preenche o nosso formulário para agendar uma consulta;

 

  • Quando você cria usuário no site ou usa sua conta do Facebook para entrar no nosso site;

 

  • Quando você preenche o nosso formulário para realizar uma doação e/ou participar de campanhas;

 

  • Quando você entra em contato com nossa equipe por e-mail, telefone, WhatsApp ou pelo formulário disponibilizado na página Contato do site;

 

  • Quando você registra uma reclamação, sugestão ou elogio por meio do formulário na página Ouvidoria ou por telefone;

 

  • Quando você acessa a área “Trabalhe Conosco” do nosso site;

 

  • Quando você acessa e navega em nossos sites;

 

  • Quando você comparece pessoalmente ao Hospital da Baleia (suas imagens podem ficar gravadas em nosso sistema de CFTV).

 

Coletamos quais dados pessoais?

De forma geral, quando você contrata, utiliza ou interage com os nossos serviços, coletamos os seus dados pessoais, que podem variar de acordo com o seu interesse, e esses são divididos nas seguintes categorias em nossos sites: Contatos, Agendamento de Consultas, Registrar em nosso Site, Atendimento Presencial e Trabalhe Conosco.

 

  • Para registrar o agendamento de sua consulta podemos coletar: Nome, e-mail, IP de acesso, CPF, Endereço, Convênio, Especialidade, Telefone fixo e celular (WhatsApp).

 

  • Para registrar em nosso site podemos coletar: Nome, e-mail e IP de acesso.

 

  • Para registrar sua doação podemos coletar os dados: Nome, e-mail, data de nascimento, sexo, CPF/CNPJ, celular, informações sobre o cartão de crédito/débito, dados sobre a conta para débito e endereço completo para gerar o boleto bancário.

 

  • Quando você entra em contato com um de nossos setores podemos coletar os dados: Nome, e-mail, IP de acesso e Telefone de contato (WhatsApp).

 

  • Quando você entra em contato com a Ouvidoria para esclarecer dúvidas, reclamações, sugestões e/ou elogios, podemos coletar os dados: Nome, e-mail, IP de acesso e Telefone de contato (WhatsApp).

 

  • Quando você acessa a área “Trabalhe Conosco” podemos coletar pelo site, além do seu Curriculum Vitae, os dados: Nome, e-mail, IP de acesso, Endereço e Telefone de contato (WhatsApp).

 

  • Quando você navega em nossos sites podemos coletar, através de cookies, os dados de navegação: IP, localização e horário de acesso.

 

  • Quando você se cadastra pessoalmente no Hospital podemos coletar: Nome, e-mail, Convênio, Especialidade, Data de nascimento, CPF, Endereço, Telefone fixo e celular (WhatsApp).

 

 

Como armazenamos os seus dados pessoais?

 

Comprometemo-nos em manter a segurança dos dados pessoais em situações de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão de tais dados ao implementar medidas técnicas e administrativas de segurança da informação, visando impedir o acesso não autorizado, além de  manter a precisão dos dados e garantir o uso correto das informações. Para proteger os dados pessoais serão adotadas soluções que levem em consideração técnicas adequadas, custos de aplicação, natureza, âmbito, contexto e finalidade.

 

No entanto, é necessário esclarecer que nenhum sistema é completamente seguro. Conforme previsto na legislação, as medidas de segurança existentes consideram a natureza dos dados e de tratamento, os riscos envolvidos, a tecnologia existente e sua disponibilidade.

Os dados pessoais tratados pelo Hospital da Baleia são considerados sigilosos e somente serão acessados por pessoas autorizadas e capacitadas para lhes conferir o tratamento.

Há sempre algum risco em se transmitir informações por via eletrônica. Conforme julgamos apropriado, utilizamos medidas de segurança condizentes com os padrões do setor. No entanto, não podemos garantir que as informações não sejam interceptadas.  

 

O Hospital da Baleia se exime de toda e qualquer responsabilidade por culpa exclusiva de terceiro, por exemplo, ataque de hackers, ou culpa exclusiva do indivíduo, como no caso em que ele mesmo transfira os dados a terceiros.

 

Temos o compromisso de comunicar ao indivíduo, em prazo adequado, caso ocorra algum tipo de violação de segurança aos dados pessoais que possam representar riscos a liberdade pessoal e aos direitos. Em caso de incidente de segurança que envolva dados pessoais, a ocorrência será comunicada à ANPD e ao titular quando envolver risco ou dano relevante.

 

A comunicação sobre a descrição, riscos, titulares envolvidos, medidas técnicas e de segurança utilizadas, risco e medidas adotadas para o tratamento do incidente, será feita conforme o prazo definido pela ANPD.

 

Prazo de Retenção

 

Os seus dados pessoais serão mantidos pelo período necessário ao cumprimento das finalidades previstas e em razão das quais eles são processados no âmbito da utilização dos nossos serviços, sendo certo que, existem obrigações legais e regulatórias que nos obrigam a conservar os dados por determinados períodos.

 

Nesse sentido, os dados pessoais apenas poderão ser mantidos após o término de seu tratamento nas seguintes hipóteses: (a) para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador, (b) para estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais, (c) para transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos na legislação aplicável, ou (d) para uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anônimo.

 

Após os períodos descritos acima, os dados serão definitivamente excluídos e inutilizados pelo Hospital da Baleia.

 

Compartilhamento com nossos operadores

 

Os dados pessoais poderão ser compartilhados com fornecedores e prestadores de serviços essenciais para o cumprimento das finalidades informadas nesta Política, sendo que, eles também possuem a obrigação de garantir o sigilo e confidencialidade dos dados.

 

Esse compartilhamento ocorre imediatamente após inscrição em alguma campanha de doação ou cadastro no site.

 

Coleta de Cookies

 

Cookies são pequenos arquivos armazenados no navegador do seu computador, celular ou outro dispositivo que são coletados durante a navegação em nosso ambiente virtual.

 

Os Cookies de sessão são arquivos de texto enviados pelos nossos sites aos dispositivos e que permitem o armazenamento de informações relacionadas à sua navegação, como local e horário de acesso, com objetivo de personalizar a experiência durante o acesso.

 

Os Cookies persistentes permanecem no disco rígido do seu dispositivo depois que o navegador é fechado e serão usados pelo seu navegador em visitas subsequentes.

 

Os Cookies persistentes podem ser removidos seguindo as instruções do seu navegador. Já os cookies de sessão são temporários e desaparecem depois que o navegador é fechado.

 

Dados armazenados por cookies podem conter dados pessoais. O Hospital da Baleia, no âmbito dos seus websites, utiliza cookies para tornar possível e melhorar a sua experiência na utilização do nosso ambiente virtual.

 

Estes cookies serão utilizados para:

 

  • Tornar o site utilizável, permitindo funções básicas como navegação na página e acesso a áreas seguras do site;

 

  • Entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente;

 

  • Entregar anúncios e fazer campanhas de acordo com um determinado público. Através desses é possível entregar conteúdo personalizado de acordo com o seu perfil de interesse em nosso site.

 

A maioria dos navegadores é configurada para aceitar automaticamente os cookies. Você pode, contudo, alterar as configurações para bloquear cookies ou alertá-lo quando um cookie for enviado ao seu dispositivo. Existem várias formas de gerenciar cookies, sendo possível criar um bloqueio geral, de um site específico e até mesmo cookies de terceiros em relação a um site.

 

É importante lembrar que o bloqueio de todos os cookies irá afetar o funcionamento da sua experiência, já que não será possível identificar suas preferências e recomendar conteúdo relevante ao seu interesse.

 

Consulte as instruções do seu navegador para saber mais sobre como ajustar ou alterar suas configurações, lembrando que, a configuração desejada deve ser replicada em todos os dispositivos utilizados como computadores, smartphones, tablets, entre outros.

 

Se desejar, acesse o link referente ao seu navegador e saiba o que fazer para alterar as configurações de cookies.

 

Google Chrome; Internet Explorer; Microsoft Edge; Safari;Firefox;Opera

 

Quais são os seus direitos?

 

Estamos comprometidos em viabilizar, da melhor forma possível, os seus direitos como titular de dados pessoais como: confirmação, acesso, correção, anonimização, exclusão, revogação de consentimento, oposição, dentre outros. Buscamos atender às solicitações relacionadas aos seus direitos enquanto titular, com exceção da hipótese em que seus dados pessoais solicitados ou autorizados pela lei.

 

O Hospital da Baleia, no âmbito do seu ambiente virtual e em relação ao processamento de dados pessoais lhe resguarda os seguintes direitos:

 

  • Direito de confirmação e acesso, o qual garante ao indivíduo a obtenção da confirmação de que os dados pessoais que lhe digam respeito são ou não objeto de tratamento e, se for esse o caso, o direito de informação quanto aos dados pessoais tratados pelo Hospital da Baleia.

 

  • Direito de retificação, o qual garante ao indivíduo, o direito de obter do Hospital da Baleia, a retificação/correção de dados pessoais eventualmente incorretos ou inexatos que lhe digam respeito.

 

  • Direito à eliminação dos dados, o qual garante ao indivíduo o direito de ter seus dados pessoais definitivamente apagados da base de dados, ressalvadas as hipóteses de obrigação legal ou regulatória, conforme aplicável.

 

  • Direito à limitação do tratamento dos dados, o qual garante ao indivíduo o direito de exigir a limitação do tratamento de seus dados pessoais, quando for verificada inexatidão, tratamento ilícito ou abusivo, não necessários para as finalidades propostas ou quando já tiver se oposto ao tratamento dos dados.

 

  • Direito de oposição, o qual garante ao indivíduo o direito de, a qualquer momento, se opor ao tratamento de dados pessoais quando irregular, podendo se opor ainda, ao uso de seus dados pessoais para definição de perfil de marketing.

 

  • Direito de portabilidade dos dados, o qual garante ao indivíduo o direito de receber seus dados pessoais que tenham sido fornecidos ao Hospital da Baleia no âmbito do seu ambiente virtual, em formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e o direito de transferir tais dados a terceiros.

 

  • Direito de não ser submetido a decisões automatizadas, o qual garante ao indivíduo que este não ficará sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base no tratamento automatizado de seus dados pessoais, incluindo a definição de perfis, que possam afetar seus interesses.

 

Os titulares de dados podem exercer seus direitos quanto ao tratamento de seus dados por meio do ambiente virtual do Hospital da Baleia ou do formulário de solicitação do titular dos dados, disponível na Secretaria do Hospital.

 

 

O que mais você precisa saber sobre sua privacidade on-line?

 

A proteção da privacidade e dos dados pessoais é um direito que deve ser compreendido e respeitado. Em um ambiente altamente volátil quanto às transformações tecnológicas e de informação, o uso de dados pessoais nas interações sociais e profissionais tornou-se o grande catalisador para que o tema fosse normatizado e esse direito garantido.

No contexto, essa política pode ser utilizada para promover uma cultura de privacidade e a conscientização das pessoas para a proteção de seus dados pessoais, já que, os conceitos nela contidos não se aplicam somente ao Hospital da Baleia.

Todos que tratam dados pessoais são responsáveis por sua proteção, inclusive o próprio titular. Em última análise, você é o responsável pela manutenção de sua privacidade e pelo sigilo de suas senhas e/ou informações pessoais.

Sendo assim, recomendamos:

  • Informe-se: ao acessar a internet sempre busque a política/declaração de privacidade do site;

 

  • Caso tenha filhos, oriente-os sobre o não compartilhamento de informações pessoais;

 

  • Use senhas complexas, de combinações longas, além de letras e números pouco usuais do teclado;

 

  • Nunca forneça sua senha no ambiente virtual.  Apenas digite-a ao realizar compras pessoalmente. Se sua senha foi fornecida automaticamente, mude-a imediatamente.

Anúncios pessoais, salas de bate-papo e redes sociais são de domínio público. Qualquer informação que você torne disponível em salas de bate-papo, fóruns, redes sociais ou em anúncios pessoais, estará disponível a qualquer pessoa com acesso a esses locais. Sugerimos que evite incluir informações que permitam às pessoas encontrá-lo, como o número de telefone ou seu endereço.

Utilize os conceitos desta Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais sempre que tiver dúvidas quanto ao tratamento dos seus dados.

 

Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais:

Como entrar em contato conosco?

 

Segundo a Lei nº 13.709/2018, o Hospital da Baleia é considerado o “Controlador” dos seus dados pessoais. Se, após leitura desta Política de Privacidade, tiver qualquer dúvida sobre esse documento ou dados pessoais, entre em contato conosco pelo e-mail:

encarregado@hospitaldabaleia.org.br

 

Você também pode ainda apresentar uma reclamação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados em www.anpd.gov.br.

 

 

Atualizações da Política de Privacidade

Eventualmente, podemos efetuar atualizações nesta Política de Privacidade.

Toda e qualquer alteração será prontamente publicada em nossos sites e nos canais de comunicação oficiais.

Data da publicação: 01/02/2022