Sobre o Hospital da Baleia

Sobre o Hospital da Baleia

O Baleia exerce um importante papel na promoção da saúde no Estado de Minas Gerais. Anualmente, são mais de 500 mil procedimentos, sendo 85% deles via Sistema Único de Saúde (SUS). É um hospital geral com 23 especialidades médicas e referência em Nefrologia, Neurocirurgia, Oncologia, Ortopedia, Pediatria e tratamento de fissuras labiopalatais e deformidades craniofaciais.

Os serviços de raio-x digital, tomografia e ressonância magnética integram a Unidade de Apoio diagnóstico do Hospital da Baleia, que também conta com laboratório de análises clínica e patológica, ultrassonografia e agência transfusional.

Há 70 anos, nascia a Fundação Benjamin Guimarães, fruto do sonho e do idealismo do industrial mineiro Benjamin Guimarães, com a contribuição de seu filho Antônio Mourão Guimarães e do médico e amigo, Baeta Vianna, o hospital foi construído como parte da Cruzada Mineira contra a Tuberculose.

Sobre a Rede de Voluntariado Digital

O Hospital da Baleia lançou a Rede de Voluntariado Digital Amigos do Baleia (www.amigosdobaleia.org.br) em outubro de 2012 reunindo em uma mesma plataforma, interação, mobilização e solidariedade. Conforme as necessidades da instituição – aquisição de equipamentos, materiais médicos e outros investimentos para melhoria do atendimento aos pacientes - são criadas campanhas digitais. Os voluntários podem criar metas pessoais de arrecadação. Há, ainda, a possibilidade de doações mensais.

No mesmo ano de seu lançamento, o projeto ganhou o Prêmio Aberje Regional Minas Gerais e Centro-Oeste - As Melhores Práticas em Comunicação Empresarial na modalidade Mídia Digital.